A DF Security sempre pensa nas melhores soluções para você levar uma vida mais segura e tranquila. Por isso, além do alto padrão tecnológico de seus equipamentos e eficácia durante a instalação, a empresa também disponibiliza manual de monitoramento para seus clientes.
Com esse manual você ficará bem informado sobre todos os detalhes que envolvem o monitoramento de alarmes 24 horas, tanto para residências como para empresas, como por exemplo, checagem de unidade volante, monitoramento por GPRS, ronda virtual, monitoramento de imagens, entre outros serviços.
Este manual tem como objetivo explicar e esclarecer o funcionamento de seu sistema de alarme monitorado. Fornece informações importantes sobre os serviços prestados e equipamentos existentes. Confira:
Sistemas de alarmes são indispensáveis nos dias atuais, em qualquer
tipo de estabelecimento. São compostos por um conjunto de equipamentos
eletrônicos que controlam movimentações em horários não permitidos
ou emitem sinais de emergência silenciosos com o objetivo de avisar
uma atitude e/ou ação suspeita.
Alarmes são sistemas de detecção que têm como objetivo inibir
e prevenir a entrada de pessoal não autorizado em uma determinada
área. É importante salientar que o sistema de alarme não forma
barreias, apenas indica uma situação adversa sendo de suma importância
a cumplicidade do usuário para seu perfeito funcionamento.
Seu sistema de alarme é composto pelos seguintes equipamentos,
dependendo de sua necessidade:
Painel de Alarme
Visto como o cérebro de seu sistema de alarme. Controla, envia
e recebe sinais dos sensores espalhados no imóvel. O painel de
alarme é dividido por “zonas” ou “setores” que identificam com
precisão o ambiente violado. E por ser micro-processado é totalmente
programável, como opção por zonas 24 horas e modificação da temporização
de entrada e saída. Gerenciado por um teclado, permite inclusão
de operações como arme, desarme e verificação de status.
Bateria
Permite o funcionamento de seu sistema caso ocorra uma falta de
energia. Essa bateria é constantemente monitorada pelo painel
de alarme que avisa caso sua carga esteja baixa.
Sirene
Na detecção de um evento, a sirene emite um sinal sonoro de 120dB,
com o intuito de inibir uma possível invasão.
Sensores
São os dispositivos que identificam alguma movimentação. Temos
diversos tipos de sensores dependendo da sua necessidade. Devem
ser necessariamente supervisionados por você cliente, avisando
a central caso alguma manutenção seja necessária, como queda do
equipamento ou alteração do ambiente em que ele se encontra. Sem
o perfeito funcionamento dos mesmos não é possível a identificação
de movimentações, podendo até ser um transtorno para o sistema
com disparos em falso. Procure sempre, indispensavelmente, manter
o ambiente monitorado isolado de correntes de ar, que é o maior
problema em acionamentos equivocados.
Botão de Pânico
Equipamento que quando acionado avisa a central de monitoramento
sobre alguma emergência. Caso possua este dispositivo teste-o
constantemente e lembre-se que após acionado, providencias serão
tomadas, portanto fique atento ao toque do telefone.
Consiste na recepção e analise dos sinais enviados pelos equipamentos
instalados no local monitorado. Este envio pode ser de duas formas:
a) Linha Telefônica; b) GPRS (Transmissão sem fio). Em ambos os
casos dependemos de serviços prestados por empresas de telefonia,
sobre os quais não temos controle. Caso você tenha optado pela
transmissão por linha telefônica lembre-se que ela é o único meio
de transmissão entre seu alarme e a central de monitoramento,
estando sujeito ao não recebimento do evento caso este meio seja
sabotado ou tenha algum problema técnico. Já com a transmissão
via GPRS utilizamos a rede GSM de celular para transmissão dos
eventos, ficando a linha telefônica com status de backup.
Para podermos executar um serviço de monitoramento com qualidade
e eficiência é muito importante, que você cliente, mantenha seus
dados atualizados junto à central de monitoramento. Caso haja
alteração em seus dados notifique-nos via e-mail: cadastro@alarmservice.com.br
ou fax (61) 4103-1005.
Ao acionar seu sistema de alarme verifique se todas as portas
e janelas estão devidamente fechadas, os maiores índices de alarmes
falsos são causados por correntes de ar muito bruscas ou pequenos
animais que entram no imóvel.
O texto a seguir foi retirado do site da ABESE (Associação Brasileira
de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) – conscientize-se.
“O maior problema no monitoramento de alarmes, tanto comercial
como residencial, consiste no que chamamos de alarmes falsos.
O conceito de alarme monitorado é simples: o equipamento instalado
no local, quando detecta algum problema através de seus sensores,
emite um sinal que é enviado para uma central de monitoramento
24 horas, que, dependendo do caso, aciona as pessoas responsáveis
ou os órgãos competentes para a tomada de ações e a conseqüente
solução do problema.
O alarme falso surge justamente quando o painel de controle detecta
indevidamente um sinal, enviando-o para a central de monitoramento,
que irá acionar as pessoas responsáveis, como também a polícia,
que deslocará para o local uma viatura. Neste caso, ocorrerá o
uso indevido de um órgão público, que poderia estar atendendo
a uma ocorrência de real emergência no mesmo momento. Sendo assim,
o alarme falso gera um despacho policial falso, ou seja, uma notificação
de crime as autoridades sem a evidência de um acontecimento criminoso.
O sinal falso do alarme acontece basicamente por três fatores:
problema no equipamento, incluindo má qualidade do equipamento
e da instalação; condições climáticas e por manuseio indevido
do usuário (inexperiência ou erro). Dos alarmes falsos, 95% são
causados pelos próprios clientes.
Os alarmes falsos têm como maior conseqüência à falta de credibilidade
do sistema eletrônico de segurança, ameaçando a imagem do setor
e das empresas que prestam os serviços na área, pois tanto os
novos possíveis usuários, como as autoridades competentes terão
a errônea idéia de que o sistema não funciona.
Os sistemas eletrônicos de segurança têm função preventiva e são
instalados para evitar ou acompanhar, quando monitorados, roubos,
vandalismo, assaltos, fogo, emergência médica, linha de montagem
e níveis tóxicos ou de temperatura, entre outros. Dados fornecidos
pelas centrais de monitoramento mostram a eficiência do sistema:
a cada 100 tentativas de furtos em estabelecimentos com alarmes,
94% fracassam; o número de estabelecimentos roubados sem alarmes
é três vezes maior e a quantidade de bens roubados em estabelecimentos
sem alarmes é 10 vezes maior que os que possuem alarmes.”
Segue a relação de serviços além do monitoramento que disponibilizamos
para nossos clientes. Caso você não possua algum destes serviços
e queira contratar entre em contato conosco no telefone (61) 4103-1005
ou contate seu representante comercial.
Controle de Abertura e Fechamento
Este serviço tem como objetivo identificar um esquecimento de
arme do sistema ou uma desativação fora do horário habitual. Por
exemplo, caso você esqueça de ativar seu alarme entraremos em
contato no local para verificar se há alguém ainda, caso realmente
não tenha mais ninguém, armaremos seu sistema remotamente. Podemos
exemplificar também outra situação, caso você desative fora de
um horário pré-determinado, entraremos em contato para verificar
a divergência de hábito.
Checagem de Unidade Volante
Caso seu alarme dispare enviaremos uma viatura da empresa para
constatar alguma evidencia de anomalias em seu estabelecimento.
Este serviço tem exclusiva função de verificar o motivo do disparo
do alarme e não tem autonomia para tomar qualquer tipo de ação
ostensiva.
Monitoramento por GPRS
Este serviço proporciona maior tranquilidade na recepção do sinal
de alarme não dependendo apenas da linha telefônica. Evitando
o não recebimento do sinal caso ocorra uma falha em linha ou alguma
sabotagem.
Envio de SMS (Torpedo)
Possibilita o envio de uma mensagem de texto toda a vez que seu
alarme for armado ou desarmado, indicando inclusive o nome da
pessoa que manuseou o sistema. Serviço exclusivo para estabelecimentos
comerciais.
Relatório On-Line
Visualize todos os sinais de seu sistema de alarme através da
internet. Essas informações ficam disponíveis para acesso em um
período de trinta dias.
Ronda Virtual
Com seu sistema de câmeras instalado, nossos operadores irão visualizar
o estabelecimento monitorado por 5 (cinco) vezes em um período
de 24 horas. Procurando algum sinal anormal.
Monitoramento de Imagem
Caso ocorra algum disparo em seu sistema de alarme, nossos operadores
acessarão seu circuito fechado de TV digital para visualizar seu
estabelecimento internamente e lhe fornecer o status mais correto
do local.
DSC – PC 585 / PC 1565
ARMAR O SISTEMA
Manter todas as zonas fechadas e verificar se o led (“PRONTO“)
está aceso.
Digite [#]+[senha de 4 dígitos], o led [“ATIVADO”] deve acender.
DESARMAR O SISTEMA
Digite [senha de 4 dígitos]
INIBIR ZONAS
Digite [*]+[1]+[numero da zona]+[#]
[P]= PÂNICO [A]= EMERGÊNCIA [F]=
FOGO
VERIFICAR PROBLEMAS
Digite [*]+[2] e consulte o número do(s) led(s) aceso na tabela:
LED - SISTEMA
1 - Pressione por 3 seg. A tecla[1] para verificar problema:
2 - Bateria desconectada ou nível baixo
3 - Sirene cortada ou desconectada
Teclado ou modulo desconectado
1 - Painel sem energia elétrica
2 - Falta de linha telefônica
3 - Problemas de comunicação com o monitoramento
4 - Problema nos circuito das zonas.
Pressione [5] para verificar a zona
defeituosa
5 - Problema de tamper na zona.
Pressione [6] para verificar a zona
defeituosa
6 - Perda de relógio
Napco XP-400 / XP-600
ARME / DESARME
Manter todas as zonas fechadas e verificar se o led (“PRONTO“)
está aceso. Digite [#]+[senha de 4 dígitos], o led [“ATIVADO”]
deve acender.
DESARMAR O SISTEMA
Digite [senha de 4 dígitos]
INIBIR ZONA
Coelho + número da zona
PÂNICO
Apertar e seguras as teclas P juntas por 2 segundos
LIMPAR MEMÓRIA
Pressione [#]
VERIFICAR PROBLEMA
Digite [“v”] e consulte o número do(s) led(s) aceso na tabela:
LED - PROBLEMA
1 - Painel sem energia elétrica
2 - Bateria desconectada ou nível baixo
3 - Problemas de comunicação com o monitoramento
4 - Falta de linha telefônica
PPA MONITUS 4
ARMAR O SISTEMA
Manter todas as zonas fechadas e verificar se o led (“PRONTO “)
está aceso.
Digite[senha de 4 dígitos] , o led [“ARMADO”] deve acender.
DESARMAR O SISTEMA
Digite [senha de 4 dígitos]
[P]= PÂNICO [E]= EMERGÊNCIA [F]=
FOGO
VERIFICAR PROBLEMAS
Digite [*]+[1] e consulte o número do(s) led(s) aceso na tabela:
LED - PROBLEMA
1 - Corte ou falha na linha telefônica
2 - Corte ou curto da sirene
3 - Falha de comunicação
4 - Bateria baixa
Pronto
Falta de energia elétrica
Armado
Falha na saída auxiliar 12 volts
Auxiliar
Tamper ou falha de fiação
Sistema
Falha do modulo assinante
FUNÇÃO DAS TECLAS
Pressione por 3 seg.:
Tecla [“P”] ou teclas 1+2 para Pânico
Tecla [“E”] ou teclas 4+5 para emergência médica.
Tecla [“9”] para ativar e desativar bip do teclado.
INIBIR ZONAS
Digite [*]+[5]+[senha de 6 dígitos]+[numero da zona]+[#].